FILOSOFEI!

 SÉRIE AS SETE LEIS UNIVERSAIS

Você já ouviu falar das Leis Universais? Vem cá, vamos falar delas e de como aplicá-las no nosso dia-a-dia! As Leis Universais são um conjunto de sete leis que nada mais são que sete aspectos de uma Lei que rege tudo na manifestação. Este texto é introdutório a este assunto do antigo hermetismo filosófico e para cada uma dessas leis, teremos um pequeno texto com comentários para facilitar a nossa compreensão e sua aplicação em nossas vidas. As leis, segundo O Caibalion, são: Lei do mentalismo; Lei da correspondência; Lei da vibração; Lei da polaridade; Lei do ritmo; Lei da causa e efeito; e a Lei do gênero. Essas leis são justas e refletem a vontade e o pensamento primordial; são inexoráveis, ou seja, seu rigor e severidade não podem ser amenizados e regem toda a manifestação, logo, tudo e todos estão sobre a sua ação. Essas Leis nunca agem sozinhas: elas agem sempre juntas, como em bloco. Ao conhecê-las, entramos no fluxo da vida: ao conhecê-las, nos tornamos verdadeiramente felizes. 


Lei Universal do Mentalismo: “O Todo é mente, o universo é mental”. Este aforismo significa que Deus é um centro unificado de energia que se expande desde sempre até o ponto em que iniciará seu recolhimento. Significa que esta unidade a qual se chama Deus, é a mente, que produz o universo, que por sua vez é o produto, por isso é mental. A unidade é um centro de energia que se expande e produz tudo o que há. Como em tudo há correspondência, nosso microcosmo corresponde a este princípio. Nós somos a mente que produz a nossa realidade, e esta realidade produzida por nós, é mental. Tudo em nós perpassa a nossa mente: vibre tristeza, é atrairás para si, sofrimento. Vibre reclamação de falta, e atrairás para si, escassez. Vibre gratidão e atrairás do universo, positividade. A Lei do Mentalismo só pode ser utilizada para coisas cujo propósito na vida beneficie a si, com crescimento, e beneficie a humanidade: não mentalize com desejos mesquinhos que beneficie a si em detrimento dos outros. O resultado disto, é muito perigoso. Por último, como nós atuamos muito no mundo sutil do que no concreto, muito cuidado com a sua mente e as suas divagações: a chave do sucesso na vida, está numa mente controlada, afinal de contas, “O Todo é mente; o universo é mental".   


Lei da Correspondência. Esta Lei estabelece que tudo está interligado, ou seja, conectado e que existe uma correspondência entre os diferentes planos da existência. Diz o aforismo que tudo “Como está em cima é como está embaixo e o que está embaixo é como está em cima”, isso implica numa semelhança ou numa analogia em tudo o que há. Temos corpos celestes chamados estrelas, assim como temos animais marinhos também chamado de estrelas; temos cavalos terrestres, assim como temos cavalos marinhos. Temos a boca, num patamar mais elevado, realizando a ingestão e a deglutição de alimentos, assim como temos o ânus, num nível mais baixo, expelindo o rejeito dos alimentos ingeridos. Assim é em tudo na existência, inclusive com a nossa aura energética em nosso dia-a-dia. Nossos pensamentos, desejos, emoções e sentimentos são correspondidos de alguma forma com formas mentais volitivas que estão pairando no cosmos, por isso devemos ter total atenção com as nossas vibração. Para finalizar, vale lembrar a frase da tradição bíblica que implica na lei da correspondência: assim na terra como no céu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESAR, ANO 1, N. 8, AGO, 2024

PESAR, ANO 1, N. 09, SET. 2024

PARA QUE SERVEM OS RETRATOS?!